Constituição Federal - Art. 225 caput. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do POVO e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de DEFENDÊ-LO e PRESERVÁ-LO para as presentes e futuras gerações.

Nosso constituinte de fato pensanva em algo muito bonito, algo meio utópico eu diria, singelo, parece que as palavras aliviariam o ser.  Nossa defesa de hoje, diante da grande corporação que atua explorando este lugar,  este bioma tão rico, seria utilizar da liberdade de expressão, para expressar nossa indignação. As palavras da lei nos diz que é nosso dever defender, preservar e zelar para que nossos filhos e as futuras gerações também possam gozar da qualidade de vida do qual este bioma nos oferece. Porém a realidade é outra, o vale do Soberbo, que pelo próprio nome indica a beleza do lugar, está sendo destruído. Os diamantes que dizem haver por lá não irão trazer benefícios para o povoado e sim agravar algo que no Brasil é notável: a má distribuição de renda do país. Não há formas para recuperar o meio ambiente degradado após a exploração de diamantes, é irrecuperável. Pensando no contexto mundial, as atrocidades do homem em relação ao meio ambiente, já começa a custar vidas humanas devido ao aquecimento global. O conceito de sustentabilidade é usado sistematicamente para dissimular a verdade: o planeta está sangrando e muitas vidas e ecossistemas irão se perder para que pessoas desfrutem do luxo e da ostentação. Volto meu pensamento para a Lapinha, o turismo é a solução para a região, angariando guias locais, criando rotatividade nas casas, chalés, campings e pousadas, ocupando restaurantes e bares, enfim, levando renda para a Lapinha. A ação dos educadores nesse papel é importantíssima, pois as crianças devem ser desde já , educadas para proteção e preservação do vilarejo. Com a chegada do asfalto até o fim de 2010 será necessário ainda mais fiscalizar e conscientizar o turismo de massas em relação ao lixo, pois tenho observado hoje bitucas de cigarro nas cachoeiras e a invasão de áreas de preservação permanente por veículos automotores. Concluindo, os diamantes valem a degradação irrecuperável de um santuário ecológico? O que é mais sensato, enriquecer grandes corporações ou um povo faminto por esperanças de uma vida mais digna? Creio que as respostas ecoam pelos campos, morros e cachoeiras da pequena Lapa. Vá e conheça, preserve, contemple e obtenha sua resposta! 

 Fotografia e texto: Mateus Alexandros 




Sobre o blog do Tá Massa Bar

O blog do Tá tem a intenção de não somente postar sabores, músicas que fazem sucesso no bar, acontecimentos no pitoresco vilarejo da Lapinha da Serra/MG. Não somente postar fotos, vídeos, poesias, literatura, cultura de bar, etc. Mas também temos a tarefa de postar idéias e pensamentos a respeito do mundo, de incentivar o pensamento crítico, o discernimento, o respeito às manifestações culturais e ambientais, em prol do desenvolvimento intelectual, econônico e sustentável do vilarejo, do nosso país, e se não for muita pretensão, quem sabe até o mundo.



Contador de acessos


Seguidores do Tá